Jornalismo independente, progressista e dissidente, na tua caixa de email

Subscreve aqui para receberes em primeira mão os nossos episódios, reportagens e artigos.

Na Rua - Marcha Animal 2017

alt

O É Apenas Fumaça esteve mais uma vez na rua este Sábado, desta feita na Marcha da ANIMAL, pela defesa dos direitos dos animais.

A esta marcha, organizada oficialmente desde 1999, associaram-se cerca de cinquenta associações e cinco partidos políticos. Cerca de mil pessoas fizeram o trajecto desde o Campo Pequeno até ao Parlamento, debaixo de um sol escaldante, enquanto entoavam palavras de ordem contra as touradas, e pelo fim do sofrimento animal causado pelo ser humano.

No rescaldo da aprovação de uma medida proposta pelo PAN na Assembleia da República, que tem como objectivo oferecer uma opção vegetariana em todas as cantinas públicas, quisemos também abordar este assunto com as pessoas presentes na marcha.

Falámos com o Carlos Teixeira sobre a história das manifestações pelos direitos dos animais em Portugal. Falámos também com o Nuno Alvim, dirigente da Associação Vegetariana de Portugal, Antónia Gato vegana há 40 anos, e com uma senhora vegetariana há 16 anos, presente na marcha com os seus três filhos também vegetarianos, sobre o vegetarianismo e o veganismo. Falámos ainda com Rita Silva presidente da Associação ANIMAL, no rescaldo da marcha.

Acreditamos que o papel da comunicação social é escrutinar a democracia. Se acreditas no mesmo e queres continuar a ouvir falar de temas como racismo, educação, religião, direitos LGBT, direitos dos imigrantes, alterações climáticas e corrupção, contribui aqui.