Jornalismo independente, progressista e dissidente, na tua caixa de email

Subscreve aqui para receberes em primeira mão os nossos episódios, reportagens e artigos.

José Oliveira e Sérgio Pedro sobre o TTIP e o CETA

alt

30 de Outubro de 2016. O CETA é assinado em Bruxelas. Depois de algumas semanas de incerteza, criadas pela resistência do Parlamento da Valónia, o acordo acabava por ser assinado. De um lado a maioria da classe política parece celebrar o resultado, do outro muitos activistas que o protestaram vêem os seus piores receios confirmados.

Mas afinal, o que esconde o CETA? Dará um poder desmesurado às grandes corporações? Vai pôr a saúde dos Europeus em risco? É um “cavalo de Tróia” para a entrada do TTIP? E estes tratados, já foram aprovados?

Procuramos esclarecer estas questões com os nossos convidados desta semana. José Oliveira e Sérgio Pedro, ambos membros da plataforma “Não ao Tratado Transatlântico”, procuraram esclarecer as muitas dúvidas que existem em relação ao CETA e ao TTIP, aquilo que realmente são, e qual o ponto da situação de aprovação dos mesmos.

Numa altura de grande turbulência política na Europa, não quisemos deixar de dar alguma atenção a estes tratados, que podem alterar substancialmente a vida de muitas pessoas deste, e do outro lado do Atlântico.

Já podes ouvir mais uma Fumaça, aqui.

Até já,
Tomás

Acreditamos que o papel da comunicação social é escrutinar a democracia. Se acreditas no mesmo e queres continuar a ouvir falar de temas como racismo, educação, religião, direitos LGBT, direitos dos imigrantes, alterações climáticas e corrupção, contribui aqui.