Jornalismo independente, progressista e dissidente, na tua caixa de email

Subscreve aqui para receberes em primeira mão os nossos episódios, reportagens e artigos.

Estatuto Editorial

É Apenas Fumaça é um projeto de informação online que aprofunda os problemas mais estruturantes da sociedade portuguesa e global. Quer explicar os comos e os porquês dos acontecimentos que condicionam a vida da sociedade em que vivemos.

É Apenas Fumaça é um projeto de jornalismo independente, progressista e dissidente que não se submete a organizações partidárias, religiosas, económicas, desportivas, culturais ou sociais, nem às suas agendas.

É Apenas Fumaça quer escrutinar a democracia, questionando as decisões políticas de quem é nomeado ou se faz eleger, procurando fiscalizar e responsabilizar as suas ações.

É Apenas Fumaça quer ouvir representadas e representados, especialmente as camadas da população que têm menos voz. É Apenas Fumaça quer expor, contextualizar e perceber as suas dificuldades e reivindicações.

É Apenas Fumaça acredita nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e na Constituição da República Portuguesa.

É Apenas Fumaça cumpre o Código Deontológico de Jornalistas e pugna pela sua prática efetiva.

É Apenas Fumaça considera a Liberdade e a Igualdade como princípios fundamentais da vida democrática. Bater-se-á por eles, nomeadamente pela Liberdade de Expressão e de Imprensa.

É Apenas Fumaça tomará posições públicas sempre que entender que estão em causa princípios basilares da vida democrática.

É Apenas Fumaça não acredita em jornalismo-espetáculo, baseado no simplismo, em estereótipos e lugares-comuns.

É Apenas Fumaça rejeita a lógica do entretenimento e do sensacionalismo na informação.

É Apenas Fumaça não pratica a ditadura da rapidez, do imediatismo e da voracidade da informação sem tempo para ser executada. Da mesma forma, entende que as pessoas devem poder aceder a informação complexa, aprofundável à medida dos seus tempos e interesses.

É Apenas Fumaça acredita que o jornalismo implica mediação, mas dá importância à informação integral, pretendendo, sempre que possível, que as declarações possam ser lidas ou ouvidas exatamente como foram proferidas.

É Apenas Fumaça é pela transparência de todo o processo que envolve a prática jornalística. Defende que se apresente de forma clara quem o faz e quem o financia.

É Apenas Fumaça distribui-se online via áudio, texto, fotografia e vídeo ou outros meios e formatos que considere importantes para a disseminação dos seus trabalhos.

Lisboa, maio de 2018