Junta-te à nossa comunidade

Queremos criar o primeiro projeto de jornalismo português totalmente financiado por quem nos ouve, vê e lê. Se queres fazer parte dele e acreditas na importância do trabalho que fazemos, contribui mensalmente.

Janeiro

41%
100%

Benefícios

  1. Comunidade
    Faz parte da Comunidade Fumaça e participa ativamente no nosso processo jornalístico. Tem acesso exclusivo ao nosso chat, onde podes dar sugestões e críticas, apontar caminhos ou pessoas com quem falar e ter conteúdos recomendados.
  2. Episódios Exclusivos
    Recebe episódios das nossas séries em primeira mão e tem acesso a programas exclusivos: o Ask Me Anything Fumaça, onde temos uma pessoa convidada para responder a perguntas da Comunidade; e o Inquietações, o nosso clube de discussão.
  3. Eventos e Workshops
    Tem acesso gratuito aos debates, entrevistas ao vivo, listening parties e workshops organizados por nós. Aprende mais sobre como criar podcasts, jornalismo de investigação, escrita para áudio e muito mais.
A equipa do Fumaça escuta um dos membros durante uma reunião da redação

Porquê contribuir?

Quem apoia o Fumaça passa a fazer parte do nosso projeto. Acreditamos que as pessoas que lêem, vêem ou ouvem jornalismo não têm de ser apenas espectadores. Podem “fazer jornalismo”. Dando sugestões, críticas, debatendo, votando que temas abordar, apontando caminhos ou pessoas com quem falar.

Todo o nosso jornalismo é aberto a toda a gente - sem conteúdos premium, sem paywalls. O acesso à informação é um Direito Humano. O jornalismo é um bem público. Quando perguntamos “porque contribuis para o Fumaça?” A resposta é, invariavelmente: “Porque quero que continuem”.

Apesar de tudo, sabemos que o nosso caminho até à sustentabilidade é longo. Queremos manter-nos fiéis aos nossos princípios: fazer o jornalismo em que acreditamos, mantendo salários dignos, contratos de trabalho, sem falsos estágios nem falsos recibos verdes. Mas isso só é possível se tivermos os meios e os recursos que nos permitam manter a nossa redação.

Se acreditas, como nós, no jornalismo feito com profundidade e tempo para pensar, que quer explicar os comos e os porquês dos acontecimentos que condicionam as nossas vidas, contribui mensalmente.