Racismo

Beatriz Gomes Dias sobre o racismo na escola e na política, e o feminismo negro

Convidámos a Beatriz Gomes Dias, professora de Biologia no agrupamento de escolas Filipa de Lencastre e ativista e uma das fundadoras das Djass – Associação de Afrodescendentes. Faz também parte da Comissão Política do Bloco de Esquerda.

Desta vez, e aproveitando a sua experiência particular como professora negra e na militância política, aprofundámos o racismo na educação, e na política, e o feminismo negro.

Falámos das formas em que o sistema escolar e os currículos são machistas e racistas, reproduzindo modelos de desigualdade. Abordámos as razões da ausência do combate ao racismo na esfera política. E discutimos as especificidades do movimento feminista negro e da discriminação às mulheres negras.

É necessário reconhecer a existência de portugueses/as negros/as e sua discriminação e questionar o privilégio branco nas questões feministas!

Título atualizado a 6 de outubro de 2023 para substituir a citação “Quando chegam as empregadas de limpeza, é o único momento em que há muitas mulheres negras nas escolas” pela identificação do tema tratado.

Subscreve a newsletter

Escrutinamos sistemas de opressão e desigualdades e temos muito que partilhar contigo.